Mais uma vez, a energia solar fotovoltaica é usada por uma das maiores empresas do mundo. Agora, o Facebook começa a investir em uma região que não para de crescer. Confira a matéria e fique por dentro de mais essa novidade.

Facebook firma contrato de compra de energia para ser abastecido por usina solar flutuante em Singapura

 Mais um ponto para a energia solar! Uma grande novidade para todos nos últimos tempos. O Facebook fechou contrato de compra de energia com a companhia Sunseap Group. Agora, a empresa vai contar com o abastecimento da geração de uma usina solar flutuante em Singapura! Não é incrível?

O acordo do tipo “virtual power purchase agreement” (VPPA) é o primeiro voltado para uma instalação do tipo realizada pela rede social. A empresa de Mark Zuckerberg receberá toda a energia gerada pela planta. Os créditos de fonte renovável serão transferidos para o Facebook. A operação de gerar eletricidade vai apoiar a rede social na Ásia.

Uma obra para entrar para a história

A grande estrutura da nova usina conta com nada menos que 13 mil módulos fotovoltaicos, 40 inversores e trinta mil estruturas flutuantes e foi finalizada no mês de março deste ano (2021) para operar no Estreito de Jor, uma faixa de água que separa a Singapura da Malásia. 

Urvi Parekh é a diretora de energia renovável do Facebook e declarou ser o primeiro projeto solar flutuante com envolvimento da companhia e que está “particularmente animada” em apoiar essa tecnologia.    

Trata-se do segundo acordo assinado o Facebook e a Sunseap Group em Singapura. Em outubro de 2020, os parceiros firmaram contrato para instalar painéis solares nos telhados de 1.200 prédios residenciais e 49 repartições públicas e produzir energia elétrica renovável para alimentar datacenters e escritórios na ilha. 

Grande potencial de mercado e desenvolvimento moderno

Singapura é um país que vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos. Isto por conta do interesse de grandes empresas em investir em geração de energia solar fotovoltaica no país. Muito a exemplo de outros mercados da mesma região do sudeste da Ásia, como seu vizinho Vietnã vem fazendo. Vale lembrar que a gigante Amazon recentemente anunciou a compra de 62MW em projetos fotovoltaicos, um deles na China, também sob o desenvolvimento da Sunseap. A desenvolvedora solar também é parte de uma joint venture (associação entre empresas que se juntam para exercer certa atividade, por um tempo determinado, sem que cada uma delas perca a identidade própria) com a Tenaga Nasional Berhad, uma empresa de energia da Malásia, com o objetivo de exportar geração renovável do país para Singapura.

Com certeza, as mudanças não vão parar por aí!

Cada vez mais as empresas com visão do futuro e pensamento sustentável estão investindo em energia solar fotovoltaica.

E mais:

Esta fonte de energia está cada vez mais acessível, inclusive com linhas de crédito para contratar.

Não espere mais! Entre em contato com a Engegrid.

A Engegrid desenvolve projetos para todos os tipos de segmento, além de todo o suporte para você contar já com soluções em energia fotovoltaica.

ENGEGRID. Energia Eficiente.

Entre em contato para mais informações ou acesse nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *