A energia solar fotovoltaica, assunto deste artigo, abastece luzes e todos os equipamentos de um ambiente sem ficar na dependência do fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária. É importante, no entanto, não confundir com a presença de energia térmica, que é usada para aquecer água ou gás apenas.

A boa notícia é que esse sistema de captação da luz do sol, que irá gerar a energia elétrica, já é uma realidade positiva que pode ser utilizada tanto em residências quanto em diversos estabelecimentos comerciais e industriais. Devido à sua versatilidade, os painéis solares também oferecem uso para diferentes objetivos.

Independentemente do lugar a ser utilizado, é importante fazer uma análise prévia das condições do ambiente para escolher a melhor maneira de utilizar o painel fotovoltaico com eficiência.

Onde usar o painel solar?

Veja alguns lugares onde o uso de painel solar já é uma realidade e o resultado final tem sido completamente satisfatório.

Residências

O primeiro lugar que vem à mente de qualquer pessoa que busca saber onde usar painel solar é a residência. Afinal, ter a chance de economizar na conta da energia elétrica, e ainda compactuar com a sustentabilidade, tornam-se ótimos motivos para aderir à tecnologia em questão.

O painel fotovoltaico ficará instalado no telhado da casa pronto para receber a luz do sol e enviá-la para um inversor, que alternará a corrente contínua para alternada. Dessa maneira, a energia sairá do inversor e será conectada à rede residencial.

Os aparelhos elétricos e eletrônicos, que são aqueles que precisam da tomada para funcionar, serão abastecidos pela energia oferecida pelo sol. No verão, ligar o ar-condicionado sem peso na consciência passa a ser uma realidade. Outro vilão da conta de luz, o chuveiro elétrico também pode ser usado com mais tranquilidade.

O excesso de energia produzida gera créditos junto ao fornecedor. Mesmo com o tempo nublado, é possível que um bom painel consiga trabalhar com sucesso. Caso contrário, você utilizará normalmente a energia com os créditos guardados ou por meio da fornecida pela concessionária.

Além desse benefício, uma residência que utilize um painel solar será bem mais valorizada no mercado. Outra característica positiva é que, ao contrário dos geradores, esse sistema é silencioso. Quer mais? Sua instalação é rápida, o sistema é durável, praticamente dispensa manutenção e o meio ambiente agradece.

A energia solar em residências garante o uso de aparelhos elétricos sem pesar na consciência e no bolso | Fonte: Athos Electronics

Condomínios

A presença de painéis solares em condomínios visa não apenas minimizar a despesa com energia elétrica, mas também tornar o empreendimento uma unidade autônoma e livre dos aumentos de tarifa praticados pelas concessionárias.

A utilização da energia captada pelo sol em condomínios cobre, principalmente, as áreas comuns. Isso inclui piscina, sauna, quadras poliesportivas, salas de jogos, salão de festas, academia, cerca elétrica, circuito interno de câmeras de segurança e elevadores.

Assim como no caso das residências, o empreendimento terá grande economia de energia elétrica. Isso influenciará diretamente o valor mensal da taxa condominial paga pelos moradores, bem como uma valorização de mercado, por conta do desenvolvimento sustentável.

Quando um condomínio possui essa tecnologia instalada, e suas casas acompanham o projeto, o morador terá muito o que comemorar.

Com os painéis solares, as áreas comuns de condomínios não gerarão gastos na conta de luz | Fonte: Portal Solar

Hotéis e pousadas

Da mesma maneira que nos condomínios, os hotéis e pousadas são setores onde usar painel solar é uma excelente iniciativa. Isso acontece porque eles também abrigam áreas comuns que consomem muita energia elétrica, além de quartos equipados com aparelhos de ar-condicionado, frigobar e TV.

Ao pensar em um empreendimento de grande porte em tempos de alta temporada, logo conclui-se que a conta de energia resultará em cifras assustadoras. Não à toa, muitos desses estabelecimentos consideram esse consumo como o principal custo.

Outro motivo para a adoção da tecnologia fotovoltaica é não temer períodos com possíveis racionamentos ou corte de energia, o que não é nada bom para a reputação do negócio, seja a curto ou longo prazo.

Economizar no consumo também ajudará na diminuição dos preços das diárias e manutenção e modernização dos ambientes. Isso aumentará a competitividade da empresa.

Supermercados

Se uma residência já consome uma quantidade significativa de energia, imagine um supermercado repleto de equipamentos elétricos de grande porte. Sem contar câmara frigorífica, iluminação, entre outros. Isso sem somar ainda possíveis períodos de crise energética que atingem parte do país.

Afinal, o consumo de energia elétrica é a segunda maior despesa nesses estabelecimentos, o que impacta diretamente no valor dos produtos à venda. Ao pensar nesse cenário, é fácil entender a importância do uso do painel solar nesses espaços.

A boa notícia para o setor é que as instituições financeiras, com a percepção da necessidade da sustentabilidade, passaram a oferecer linhas de crédito específicas para o financiamento de instalação de energia solar em estabelecimentos comerciais.

Essa questão da sustentabilidade, aliás, tem gerado um ponto positivo para o comércio com relação aos clientes que se preocupam com o meio ambiente. E, se essa questão puder estar alinhada com descontos nos produtos, por conta da economia de energia, melhor será para ambos.

Os painéis solares permitem que a energia elétrica em supermercados deixe de ser o principal custo | Fonte: Engie

Comércio varejista

O mesmo pensamento utilizado no caso dos supermercados pode ser levado em consideração quanto aos demais estabelecimentos comerciais, como o comércio de varejo. Os empresários têm percebido que a economia de energia elétrica é algo que influencia diretamente no sucesso de um negócio.

Primeiramente, há a redução drástica na conta de luz que gera uma poupança mensal para o bolso. Depois, com a tecnologia, aparelhos de ar-condicionado, TV, som e iluminação das vitrines podem ser utilizados com tranquilidade para chamar os clientes, que se sentirão bem acomodados no ambiente.

Outra maneira de ganhar novos consumidores é repassar essa economia de energia no custo dos produtos ou em descontos e promoções atrativos. Todo esse cenário garantirá um aumento na margem de lucro do estabelecimento e um comércio mais competitivo.

Postos de combustíveis

Outro setor onde o uso de painel solar pode ocasionar ganho com a economia em energia e redução nos preços de produtos e serviços diz respeito aos postos de combustíveis.

Até porque esse tipo de estabelecimento, nos dias de hoje, expandiu sua área de atuação e conta com serviços de conveniência. Essas lojas possuem freezers, refrigeradores, máquinas de café, sistema interno com câmeras de segurança e iluminação, entre outros. E tudo funciona 24 horas por dia.

A favor de um posto de gasolina está o fato de sua infraestrutura beneficiar a instalação dos painéis.

Além de reverter essa economia em descontos e promoções para os clientes, o proprietário de um posto tem a chance de utilizar o dinheiro para modernizar ou aumentar o local. Da mesma forma, é possível aproveitar esse quesito como uma ação de marketing, já que esse tipo de comércio não é visto com bons olhos por quem se preocupa com o meio ambiente.

O posto de gasolina é um lugar onde o uso de painel solar pode render grande economia na conta de luz | Fonte: Jornal Minuano

Indústrias

O setor industrial não foge do pensamento relacionado aos gastos de energia elétrica como um dos centros de custos mais afetados ao final de cada mês. Isso gera um repasse financeiro no produto final ao cliente.

Basta imaginar a quantidade de maquinários que funcionam dia e noite na linha de produção de uma empresa, além da área administrativa cheia de produtos eletrônicos, refeitório, vestiário e demais dependências do complexo.

Com o uso de painéis solares, a companhia não fica dependente de apenas uma única fonte de energia. Ela passa ainda a oferecer produtos e serviços oriundos de energia limpa, além de transformar o gasto em custo fixo planejado.

Outro benefício importante com o uso da energia proveniente dos raios do sol é garantir o Selo Solar e da Certificação LEED. Assim, a indústria será mais valorizada no comércio exterior.

O setor industrial ganha em todos os aspectos com o uso da energia fotovoltaica | Fonte: Quantum Engenharia

Locais remotos

Lugares muito distantes da civilização e de sistemas de distribuição de energia, como em áreas florestais, têm na energia solar uma válvula de escape perfeita. O mesmo pode se dizer das inúmeras regiões rurais espalhadas pelo país.

Iluminação, eletrificação de cercas ou estações de sinal

Qualquer aparelho que necessita de carga elétrica pode ser carregado com o sistema em questão. Isso vale também para postes de iluminação externa, por exemplo, assim como eletrificação de cercas e estações de sinal.

Gostou das dicas? Sabe de mais algum outro local onde usar painel solar? Então, aproveite e compartilhe com a gente seus conhecimentos ou dúvidas sobre o assunto.

3 respostas

  1. Emerson,gostaria de saber se e possivel colocar painel solar numa residencia que ja esta pronta ha anos,ou deve ser preparada na construcao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *