As rodovias solares, também chamadas de estradas de painel solar, já são uma realidade em países como França, Holanda, Alemanha, China e Estados Unidos. A França, aliás, foi a responsável por construir a primeira estrada do mundo totalmente dependente da energia dos raios do sol.

A via está localizada em Tourouvre, uma vila da Normandia, e abrange apenas 1 km de distância. No entanto, é um importante teste para um projeto do governo local que visa espalhar a tecnologia pelo país. Ao todo, foram usados 2.800 metros quadrados de módulos fotovoltaicos revestidos de resina voltados a fornecer eletricidade para a iluminação pública.

Maior produtora de energia solar do planeta, a China inaugurou em 2018 um trecho de 2 km com o mesmo propósito de geração de eletricidade. A primeira estrada de painel solar chinesa fica em Jinan, capital da província de Shandong, e ocupa uma área total de 5.875 metros quadrados. Em um ano, a via poderia gerar 1 milhão de kWh.

Os Estados Unidos possuem um projeto chamado Solar Roadways, que visa a construção de estradas com a tecnologia solar. Enquanto a Holanda já conta há um bom tempo com painéis fotovoltaicos instalados em ciclovias de Amsterdã. A SolaRoad, inaugurada em 2014, serve como protótipo que testa a viabilidade de várias propostas para estradas inteligentes.

Primeira estrada de painel solar construída em Tourouvre, na França | Fonte: REUTERS/Benoit Tessier

O que são rodovias solares?

Imagine uma residência que possua painéis solares em cima do telhado com a intenção de captar a energia do sol e transformá-la em eletricidade para o consumo diário. As rodovias solares se apresentam sobre o mesmo cenário, em que os módulos substituem o asfalto tradicional a fim, justamente, de captar os raios solares.

Basicamente, três camadas fazem parte da estrutura desse pavimento. A primeira delas é superficial e transparente, mas extremamente resistente. Ela tem como objetivo proteger as demais camadas do desgaste produzido pelo tráfego de veículos e pela ação da natureza.

A segunda é onde toda a tecnologia está instalada, o que inclui os painéis e sistemas computadorizados. Por fim, a terceira camada, que possui profundidade maior por ser o nível da distribuição da energia para seus destinos finais.

As rodovias solares têm como objetivo gerar eletricidade capaz de abastecer radares, sinalização, sensores climatológicos, iluminações e recarga induzida de carros elétricos. Além de garantir a sustentabilidade, o governo de um país tem a possibilidade de economizar grandes cifras dos cofres públicos.

Mas não só a estrada de painel solar é beneficiada com projetos assim. A própria população tem a chance de receber, de alguma forma, energia proveniente da captação pelas rodovias, bem como a redução da emissão de gases poluentes, que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Como funcionam essas rodovias?

Por estar visível na superfície, tem-se a falsa impressão de que os painéis solares são alvos frágeis para veículos pesados. Como citado anteriormente, a primeira camada do pavimento é resistente, além de ser transparente e áspera.

Essa combinação é pensada para que o piso possibilita que a luz solar chegue até os componentes eletrônicos e ainda garanta tração para os veículos. Além de suportar a presença de caminhões e carretas, as estradas de painel solar estão preparadas para garantir a proteção dos componentes eletrônicos de chuvas.

Outra característica importante das rodovias solares é oferecer aquecimento para evitar que se acumule neve na pista. Isso beneficia diretamente os países que convivem com esse fator natural durante o inverno. Em sua base, há um sistema de distribuição da energia e dos sinais de dados coletados na rodovia.

É importante salientar que o sistema fotovoltaico trabalha com baterias que têm como finalidade armazenar energia, o que torna qualquer projeto autossuficiente. Isso é essencial para o período noturno, ou seja, a rodovia continuará seu funcionamento normal sem perigo de uma pane por não haver luz natural.

Para alcançar todas essas características, o projeto francês, por exemplo, utiliza painéis Wattway. Trata-se de um produto que possui somente sete milímetros de espessura. Sua resistência a veículos pesados é excepcional, assim como o retorno em quantidade de energia.

Assim, ficou concluído que, a cada quatro metros de rodovias com energia solar, uma casa francesa média pode ser abastecida por completo.

A primeira camada de um pavimento é resistente e áspera | Fonte: Evening Standard

Vantagens das estradas de painel solar

São muitas as vantagens que acompanham a existência de rodovias com energia solar:

E você, o que acha da possibilidade de implantação no futuro de estradas de painel solar no Brasil? Será que o país é capaz de lidar com um projeto nesses moldes? Aproveite e compartilhe com a gente seus comentários e conhecimentos sobre o assunto.

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