Produzir a própria energia é uma ótima alternativa para fugir das contas abusivas. Mas será que quem mora em apartamento pode economizar na conta de luz? Se você também quer resolver esta questão, então confira no artigo de hoje do blog da Engegrid!
A cada ano, o número de pessoas instalando energia solar fotovoltaica tem aumentado. Esta prática se deve ao fato da insatisfação com as contas de luz. Elas têm subido muito nos últimos anos, muito em conta da crise hídrica que enfrentamos, a pior entre muitas décadas no Brasil.
Para fugir destas contas abusivas, o consumidor brasileiro tem adotado esta tecnologia. No entanto, muitas pessoas desejam contar com esta saída, no entanto uma dúvida ainda paira no ar. Será que quem mora em apartamento pode economizar na conta de luz, contando com energia solar fotovoltaica?
Bem, como sempre fazemos, a Engegrid chega com uma ótima notícia para você que mora com sua família em apartamento e está cansado de gastar dinheiro excessivo na sua conta de energia. Mesmo morando em apartamento é possível economizar na conta de energia elétrica, com a geração de energia solar.
A prática é a seguinte: se você tem uma casa de praia ou campo, sítio ou chácara e realizar a instalação de um sistema solar nesta sua propriedade, a energia que você produz ali pode gerar créditos a serem utilizados no apartamento da cidade. Mas isto desde que esteja localizada na área de atuação da mesma concessionária de energia que atende seu apartamento.
Conheça o sistema on-grid
Os sistemas solares on-grid são ligados a rede de energia, fazendo parte do Sistema Nacional de Compensação de Energia Elétrica. É por meio do sistema de compensação que você, consumidor, adere ao “autoconsumo remoto”, onde o excesso de energia gerada em uma instalação passa a ser o crédito para você mesmo utilizar em outras instalações de mesma titularidade (pessoa jurídica ou pessoa física).
Inclusive, esta é uma ótima opção para quem paga mais de uma conta de energia. Por exemplo, em dias ensolarados onde você tem sua casa de praia, você se beneficia gerando créditos, mesmo se a casa de praia estiver vazia. Você produz energia e economizar na conta de energia do apartamento na cidade. Assim, sua casa de férias se torna uma fonte de economia.