Será realidade ou um sonho? Painel solar produz água pura e mais eletricidade tem sido desenvolvido por cientistas na Arábia Saudita e ganhado os holofotes nas últimas semanas. Você já tinha ouvido falar de mais esta inovação do mundo da ciência para auxiliar o nosso planeta? Então confira no artigo de hoje do blog da Engegrid!

Painel Solar Produz Água Pura E Mais Eletricidade

Por essa talvez você não esperava! Cientistas da Arábia Saudita conseguiram uma nova e grande criação. Através de um hidrogel especial, desenvolveram um sistema alimentado por energia solar para cultivar plantas e hortaliças que extrai água da atmosfera. E não para por aí: conforme o sistema funciona, também produz eletricidade com eficiência bastante satisfatória.

O sistema demonstrado na prática apresenta uma estratégia sustentável e surpreendentemente acessível tanto para a produção de alimentos quanto para a produção hídrica para a população que vive áreas com um clima mais seco e árido.

O professor da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, Peng Wang, que é um dos responsáveis pelo projeto, enxerga o sistema como uma grande e promissora alternativa para fazendas descentralizadas e de pequena escala em lugares remotos, como desertos e ilhas oceânicas, uma vez que coleta água do ar usando energia limpa que seria desperdiçada.

Como é feito o sistema de cólera de umidade da atmosfera?

O sistema basicamente é centralizado no painel solar fotovoltaico comum, que é montado em uma estrutura que contém uma bandeja que tem a função de acomodar uma camada de hidrogel. Também faz parte uma caixa metálica para condensar a umidade que é coletada da atmosfera.

Este hidrogel que também é desenvolvido pela equipe é responsável por absorver o vapor de água do ar durante o período noturno e libera o conteúdo de água quando aquecido. Além de produzir água pura, o hidrogel absorve o calor e diminui a temperatura dos painéis, o que tem como efeito adicional um aumento na eficiência dos painéis solares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *