Recentemente, a Universidade Federal do Ceará conseguiu comprovar algo bastante curioso: painéis solares fabricados de castanha de caju! Quer saber mais sobre essa curiosidade? Leia o nosso artigo de hoje.

A gente vai passar por essa vida e não vai ver tudo! A castanha de caju, tão apreciada pelo brasileiro, agora também pode ser utilizada a favor da energia solar. Foi isso o que estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará conseguiram provar. Além de ser mais eficaz, o projeto ainda pode tornar o custo de produção mais barato.

Ao utilizarem o LCC, que é o líquido de consistência viscosa e aparência escura que resta do processamento da castanha do caju, conseguiram produzir placas solares mais potentes. Este resíduo quando em contato com o meio ambiente, pode prejudicar o solo. No entanto, ao usar na produção das placas, os pesquisadores deram um destino mais limpo para o material.

Estes estudos estão sendo realizados já há três anos e segundo os envolvidos, o próximo passo é registrar a patente. Outras substâncias também têm sido estudadas quanto a questão do reaproveitamento. Pesquisadores do IFCE, por exemplo, estão empenhados nos estudos da casca de banana que fabrica a substância chamada de lignina e é usada na composição de embalagens ou como substituta de produtos fabricados a partir de petróleo.

Esta substância pode ser utilizada nas indústrias farmacêutica, de produtos e também alimentícia, que usam derivados de petróleo para fabricar pesticidas, aditivos entre outros. Segundo os mesmos pesquisadores, a lignina pode ser encontrada em outras frutas também, mas como o plantio e a produção da banana é mais predominante na região onde são feitos os estudos, acabam utilizando mais a fruta por favorecer em sua pesquisa.

Você também pode contar com seu próprio projeto de energia solar: entre em contato com a Engegrid e tenha o suporte de quem é referência no mercado.

ENGEGRID. Energia Eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *