Que a energia solar está cada vez mais presente na vida das pessoas em todo o mundo, por conta de todos os benefícios que traz tanto para os consumidores como para o nosso meio ambiente, isso já não é mais novidade para ninguém. Mas escuta essa que vamos te contar, porque muitas pessoas ainda não sabem e talvez você seja uma delas: sabia que existem tipos de energia solar?
Neste artigo, vamos te apresentar os tipos de energia solar e suas particularidades. Confira!
Energia Solar Fotovoltaica
Este tipo mais conhecido converte diretamente os raios solares em eletricidade. Os Painéis Solares são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos e utilizados em casas, comércios ou indústrias principalmente para gerar eletricidade e reduzir a conta de luz.
Sua captação e geração dependem de placas solares, que servem para captar a energia gerada através da luz do sol. O inversor solar, que transforma a corrente elétrica contínua em corrente alternada, tornando utilizável pelos aparelhos elétricos. Também compõem o sistema a estrutura de fixação e os cabos e conectores.
As placas fotovoltaicas convertem a energia solar e podem ou não ter uma bateria acoplada, com a finalidade de armazenamento. São os chamados sistemas on-grid e off-grid .
Energia Solar Térmica
Este outro tipo de energia solar já é utilizado para produzir água quente para banho ou processos industriais através de coletores (também conhecidos como placas) ou tubos a vácuo para captar o calor do sol e transferir para um líquido (geralmente água), aquecendo-o. Possuem resistência elétrica ou aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água e reduzem em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.
O sistema de aquecimento solar também utiliza painéis solares do tipo coletor solar térmico, para coletar a energia térmica da radiação solar e transferir para a água, deixando-a aquecida e que será armazenada em um reservatório térmico, que manterá a sua temperatura até o momento da utilização.
Mas, Afinal: Qual O Melhor?
A resposta a esta pergunta varia muito de caso a caso, dependendo da necessidade de cada um. Contudo, no geral o mais utilizado e que atende a grande maioria das necessidades dos consumidores é sim o sistema fotovoltaico on-grid, que tem um custo-benefício excelente. Ele é melhor que o sistema fototérmico, pois gera energia elétrica e não somente calor.
O uso do sistema off-grid somente é ideal para quem mora em regiões onde não há como utilizar a energia elétrica convencional, pois seu custo é muito mais alto que o on-grid e a vida útil das peças é menor. Nesse caso, serve para substituir geradores a diesel, que são caros e poluentes.
O sistema on-grid supera os concorrentes, em questão ao seu custo-benefício e eficiência também. Sua única desvantagem é que, por ser conectado à rede elétrica da rua, deixa de funcionar caso a rede tenha algum problema e seja interrompida.
Fato é que tanto os sistemas fotovoltaicos on-grid e off-grid quanto o fototérmico atendem adequadamente a casas, comércios, pequenas indústrias e apartamentos. O sistema on-grid é hoje a melhor solução para energia elétrica, pois pode diminuir sua conta de um modo realmente satisfatório.
Gostou deste artigo? Leia também nosso conteúdo sobre redução de consumo de energia no seu negócio.