Se você é uma entre as muitas pessoas que estão aderindo ou pensa em aderir ao uso de projetos de energia solar fotovoltaica, para consumir uma energia limpa e sustentável, ajudando o planeta e economizando na sua conta ao final do mês, você precisa estar por dentro sobre o que são os créditos de energia solar.
Entenda Os Créditos Em Energia Solar
Atualmente existem dois principais tipos de sistemas de energia solar. O sistema off-grid é isolado da rede de energia pública. Sua utilização se concentra nas regiões onde não há abastecimento elétrico e que utiliza baterias.
O segundo sistema é chamado on-grid e este sim está conectado à rede pública de energia. Seu funcionamento atua em conjunto com o abastecimento geral. Quando o sistema on-grid não consegue gerar energia suficiente para alimentar o imóvel, ele automaticamente passa a consumir a eletricidade da rede pública.
Ele é o responsável pela geração dos créditos de energia solar e atualmente é o sistema mais utilizado. Quando o sistema produz mais energia do que a que de fato é consumida, a quantia excedente é repassada para a rede pública em troca de compensação junto a operadora.
Estes créditos excedentes podem ser utilizados abatendo o consumo quando não há geração (por exemplo, durante os dias fechados de cerração, nublados, ou mesmo durante a noite), podendo inclusive haver um desconto em sua conta de luz. Vamos supor que sua residência conta com um sistema de energia solar on-grid, gerando sua própria energia. Você continuará recebendo sua conta, mas a mesma poderá sim vir com um valor muito reduzido ou até mesmo com o consumo zerado.
Durante a manhã e à tarde, períodos em que há maior incidência de raios solares e a necessidade de eletricidade é menos, a energia gerada é repassada para a rede pública. Durante a noite sua residência utilizará a energia que provém da distribuidora. A lógica dos turnos pode se inverter, caso o consumo se refira a um empreendimento comercial ou fabril, que apresenta maior consumo durante o dia.
Como Aderir Ao Sistema de Compensação De Créditos?
Para aderir ao sistema de compensação de créditos de energia solar você deve se cadastrar em sua distribuidora de energia local. As concessionárias têm um prazo de até um mês para dar o parecer técnico do projeto de instalação. A partir do momento que as alterações do projeto e das instalações forem concluídas, a concessionária encaminhará um técnico para vistoriar o sistema.
O medidor é instalado e em até uma semana já será possível gerar energia dentro do sistema de compensação de créditos. O relógio medidor afere se o imóvel gerou mais energia do que de fato foi consumida. Se o consumo for maior, a diferença virá na fatura mensal, com os créditos já sendo abatidos em forma de kWh. Agora, quando a energia produzida for maior que o consumo mensal, o imóvel recebe o desconto na fatura da mesma forma, além de um excedente de créditos em kWh. É preciso ressaltar esta questão, uma vez que o valor monetário do kW pode variar muito ao longo do tempo.
Gostou desse artigo? Leia também sobre Financiamento do Sistema Fotovoltaico.