A busca por fontes de energia limpa e renovável tornou-se uma prioridade, em vista de todos os problemas que enfrentamos com os combustíveis fósseis, uma vez que os danos causados à natureza atingiram um grau de risco muito alto à todas as espécies vivas. Além disso, as fontes de energia não renováveis encontram-se cada vez mais escassas na natureza, gerando inclusive guerras entre nações.
Solução Inteligente Para O Futuro
Uma das soluções mais inteligentes é conciliar a tecnologia no uso de energia limpa renovável e sustentável. A Energia Solar Fotovoltaica, embora seja reconhecida como a solução para o futuro, já vem sendo utilizada em diversas frentes hoje em dia, com potencial a crescer muito mais ainda no Brasil.
As futuras gerações têm muito a se beneficiar à medida que a energia solar fotovoltaica continuar sendo implantada e aumentar cada vez mais seu uso. Para incentivar o aumento do uso, selos e certificados sustentáveis são atribuídos aos consumidores e empresários. As marcas que já utilizam a tecnologia, ao conseguir estes selos de responsabilidade sustentável, agregam valor, gerando um diferencial competitivo no mercado por conta do engajamento social. O Selo Verde, por exemplo, é uma certificação para produtos e empresas que geram menor impacto ao meio-ambiente.
Todas estas medidas visam este investimento para o futuro. Investimento este muito mais profundo que o financeiro. Claro que o lado monetário é fundamental, visto que o mercado o exige. E sim, a energia solar é muito mais econômica, a longo prazo então, a redução de custos é absurda. Porém, muito mais do que isto, o investimento em energia fotovoltaica protege o futuro do planeta, logo o futuro da humanidade. Com a utilização de novos meios de energia de fontes renováveis, podemos controlar o efeito estufa, diminuindo assim o aquecimento global, contribuindo para a diminuição e o retardamento do derretimento das calotas polares, possibilitando que animais ameaçados de extinção hoje tenham um melhor futuro e permitindo que futuras gerações conheçam as maravilhas da natureza que povoam a terra.
O governo já investe e incentiva esta iniciativa. Em alguns estados brasileiros, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) já é isento sobre empresas que utilizam a tecnologia solar para gerar eletricidade. O Brasil vem seguindo os exemplos de grandes nações, como China, Estados Unidos, Japão e Alemanha, que já investem pesado em energia solar e já colhem os bons resultados.
Gostou do conteúdo? Leia também nosso artigo sobre os países que mais utilizam energia solar.
Conheça mais sobre a Engegrid e nossos projetos de energia fotovoltaica clicando aqui.