A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável. Sendo inesgotável, limpa e sustentável, o investimento para adquirir o sistema de energia fotovoltaica pode ser recuperado em curto e médio prazo. No entanto, é fundamental que haja a correta manutenção, bem com a limpeza dos painéis solares.

Por que os painéis solares ficam sujos?

Devido à localização, a poeira e a poluição são os principais responsáveis pela sujeira contida nos painéis solares do telhado. Dejetos de pássaros também prejudicam seu sistema. Nas grandes metrópoles, os painéis podem ficar sujos em menos de 1 ano. Todos estes fatores contribuem para impedir que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas em seus painéis solares.

Quanto mais sujo, menos energia a placa fotovoltaica gera para sua casa ou sua empresa. Ao passo que a sujeira é um dos principais fatores prejudiciais ao sistema fotovoltaico, mas também é o mais fácil de ser corrigido.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva nada mais é que a boa e velha limpeza periódica dos painéis solares. Quando feita de forma correta, tende a reduzir o risco de avarias no sistema. A limpeza elimina as folhas, galhos, fuligem, dejetos de aves e outros pequenos animais, poluição, poeira, além de outros tipos de partículas presentes no ar e orvalho.

Na prática, a sujeira nas células fotovoltaicas prejudica a produção de energia, causando perdas de até 25% da geração.

O acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode ocasionar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e causar corrosão nos painéis, reduzindo sua vida útil, que normalmente é de 25 a 30 anos.

A limpeza correta dos painéis fotovoltaicos

A chuva por si só já é responsável por boa parte da manutenção de sistema solar fotovoltaico, lavando a superfície dos módulos. No entanto, uma limpeza manual periódica é necessária.

Limpeza manual

O ideal é ter uma mão de obra especializada, para manter a garantia do sistema e não colocar em risco a vida das pessoas.

A principal regra é realizar a limpeza somente quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.

Periodicidade

O recomendado é que os módulos solares sejam limpos entre uma e duas vezes ao ano, conforme as condições climáticas do local, porque locais com menor incidência de chuva ou maior índice de poluição exigem limpeza mais frequente.

Produtos

É aconselhável utilizar apenas água e um pano limpo ou mesmo uma esponja com cerdas macias. Não utilize nenhum produto químico, abrasivo ou item perfurocortante. Pressurizador com jato direto também está fora de cogitação, por arriscar danificar a superfície dos módulos solares.

Para sua segurança, jamais se apoie ou empregue força sobre os painéis solares. A limpeza do sistema deve ser feita suavemente e preferencialmente do chão, por meio de um acessório longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos.

Vantagens da manutenção

Quando você cuida corretamente da manutenção do seu sistema de energia fotovoltaico, você garante automaticamente o seu perfeito funcionamento, praticamente anula os custos com eventuais reparos ou reposição de peças, aumentando o aproveitamento da energia solar, além de aumentar também a vida útil do sistema.

A manutenção de sistema solar fotovoltaico é eventual e muito simples de ser realizada. Com ela é possível utilizar seu sistema por longos anos sem se preocupar com reinvestimentos no sistema.

Tal praticidade e economia reforçam a energia solar como uma fonte de energia sustentável, uma alternativa moderna tanto para imóveis residenciais, industriais e comerciais.

Gostou do conteúdo? Leia também nosso artigo sobre financiamento de energia solar.

Conheça mais sobre a Engegrid e nossos projetos de energia fotovoltaica clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *