Em uma medida inovadora e arrojada, governo estuda instalar placas solares nos canais do São Francisco. Esta iniciativa deve trazer grandes benefícios. Confira a matéria completa no artigo de hoje no blog da Engegrid.
Muito em breve, placas solares podem ser instaladas no Rio São Francisco, segundo informação oficial do governo. A Instalação seria utilizada para realizar o bombeamento da água. O consumo de energia elétrica do sistema corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento.
Vantagens
Os painéis solares ainda oferecem outra vantagem: com a ausência de luz solar, o crescimento de algas é minimizado, ajudando também na redução do custo de manutenção e aumentando a vida útil dos equipamentos.
Através desta nossa medida, o processo de evaporação também deverá ter uma taxa de redução bastante relevante. Isso devido ao bloqueio de radiação solar também feita pelos painéis solares a serem instalados no canal do Rio São Francisco. Segundo estudos, apenas uma planta fotovoltaica (painéis) de um megawatt já se torna capaz de economizar nove milhões de litros de água dentro do período de um ano.
Fase Final
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional, o Projeto de Integração do São Francisco está em fase final de obras, com 97% de avanço. Bem como o Eixo Norte que se encontra em reparação. Desta forma, a estimativa é que os trabalhos sejam finalizados muito em breve. O Eixo Leste tem garantido o abastecimento regular de mais de um milhão de pessoas em 35 municípios da Paraíba e de Pernambuco.
A adutora já leva as águas do Eixo Leste para muitas cidades e contemplará mais municípios de Pernambuco. Só a primeira fase da obra chegou a contemplar mais de um milhão de pessoas em 23 cidades.
Invista em Economia e Sustentabilidade para o Planeta
Entre em contato com a Engegrid e invista em soluções em projetos de energia fotovoltaica para sua casa e seu negócio!
ENGEGRID. Energia Eficiente.