São inúmeros os benefícios que a energia solar empresarial tem a oferecer tanto para indústrias como para outros segmentos profissionais. Entre eles, destacam-se os hospitais, comércio, postos de gasolina, supermercados, templos religiosos e hotéis e pousadas.

Uma das maiores vantagens dessa ação é garantir uma economia considerável quanto aos gastos mensais com eletricidade. Afinal, a captação da energia solar através dos painéis fotovoltaicos alimentará o quadro de luz da empresa, que não precisará recorrer à rede de distribuição para ser abastecida com energia elétrica pública.

Nesse caso, a companhia tem a opção de contar com baterias que armazenam as cargas elétricas, o que aumenta ainda mais sua autossuficiência.

Por outro lado, aderir à energia solar empresarial é um ato de sustentabilidade que pode servir como uma ferramenta positiva de marketing. O motivo é simples: é cada vez mais comum a preocupação dos cidadãos com atitudes que protejam o futuro do planeta.

E se uma empresa se mostra interessada no assunto, maior será seu respeito frente à sociedade e aos consumidores. Por consequência, mais respeito ganhará com organizações que cuidam do planeta e com o próprio governo do país.

Em resumo, a energia solar é uma fonte limpa e renovável que não gera impacto irreversível ao meio ambiente. Ela evita a emissão de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

Outro fator preponderante para a utilização da energia proveniente dos raios solares é a preservação dos recursos naturais. Fontes que utilizam combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão, além de poluentes, são recursos não renováveis.

E as vantagens não param por aí. Os geradores solares são de fácil instalação e podem cobrir o telhado e a coberturas de um imóvel. Sua manutenção é praticamente nula e a vida útil do equipamento varia entre 25 e 30 anos.

Para finalizar, o Brasil possui uma das maiores médias de irradiação solar do planeta, por conta da sua posição geográfica. Além disso, as placas fotovoltaicos estão preparadas para funcionar normalmente em dias nublados e chuvosos.

Quais são os benefícios de ter energia solar em empresas?

Como citado, as empresas só têm a ganhar com o uso da energia solar. Sendo assim, separamos aqui cada um dos segmentos beneficiados com o emprego da energia solar empresarial.

Hospitais

No Piauí, o Hospital de Olhos Francisco Vilar conta com mais de 70% da energia vinda de painéis solares. Fonte: HOFV

Os hospitais possuem um consumo muito alto de energia elétrica, pois funcionam 24 horas por dia. Nesse aspecto específico, aderir ao uso da energia solar é uma atitude inteligente para baixar ou até zerar o valor da conta de luz. Isso influencia diretamente no planejamento financeiro do empreendimento e no direcionamento da verba para a melhoria do atendimento e das máquinas.

Ao levar em consideração que a rede elétrica pública sofre com possíveis apagões e racionamento, dispor de uma fonte confiável de eletricidade é primordial. Correr riscos em um ambiente que lida exclusivamente com a saúde e a vida humana é impensável.

A boa notícia para o setor é que o Banco Nacion do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece taxas diferenciadas para hospitais que fazem uso da energia solar. A afirmação pode ser encontrada na Lei Federal nº 13.203 de 8 de dezembro de 2015.

Comércio

O Shopping Galeria Pagé Brás, em São Paulo, possui sistema de capacitação de energia solar com eficiência energética média de 57,2%. Fonte: Galeria Pagé Brás

Os comerciários têm conhecimento de que a economia de energia elétrica é algo que influencia diretamente no sucesso de um negócio. Primeiro, há a redução drástica na conta de luz que gera uma poupança mensal para as contas.

Depois, com o uso da energia solar empresarial, aparelhos de ar-condicionado, TV, som e iluminação das vitrines podem ser utilizados com tranquilidade para chamar a atenção dos clientes e acomodá-los bem no ambiente.

Outra maneira de ganhar novos consumidores é repassar essa economia de energia no custo dos produtos ou em descontos e promoções atrativos. Todo esse cenário garantirá um aumento na margem de lucro do estabelecimento e um comércio mais competitivo.

Essas ideias valem tanto para o comércio varejista de rua e comércio atacadista quanto para as galerias e shoppings centers. Esse último, aliás, têm um gasto enorme com eletricidade, pois dispõem de praça de alimentação, cinema, espaço para lazer, amplo estacionamento, entre outros.

A boa notícia é que as instituições financeiras, com a percepção da necessidade da sustentabilidade, passaram a oferecer linhas de crédito específicas para o financiamento de instalação de energia solar em estabelecimentos comerciais.

Postos de gasolina

Postos de gasolina e lojas de conveniência se beneficiam juntas do uso de energia solar empresarial. Fonte: Cidadania Ecológica

Outro setor onde o uso de painel solar pode ocasionar ganho com a economia em energia, além de redução nos preços de produtos e serviços, é o de postos de combustíveis.

Até porque esse tipo de estabelecimento expandiu sua área de atuação e conta com serviços de conveniência. Essas lojas possuem freezers, refrigeradores, máquinas de café, sistema interno com câmeras de segurança e iluminação. E tudo funciona 24 horas por dia.

A favor de um posto de gasolina está o fato de sua infraestrutura beneficiar a instalação dos painéis.

Além de reverter essa economia em descontos e promoções para os clientes, o proprietário de um posto tem a chance de utilizar o dinheiro para modernizar ou aumentar o local, em como aproveitar esse quesito como uma ação de marketing, já que esse tipo de comércio não é visto com bons olhos por quem se preocupa com o meio ambiente.

Supermercados

A redução na conta de luz de um supermercado tende a ser significativa com o uso da energia solar. Fonte: Engie

Um supermercado, independentemente do tamanho, tem no consumo de energia elétrica sua segunda maior despesa mensal. Tudo graças aos equipamentos elétricos e eletrônicos, câmara frigorífica, refrigeradores de ar, iluminação, entre outros.

Essa situação impacta diretamente no valor dos produtos à venda. A partir desse cenário, é fácil entender a importância do uso da energia solar empresarial nesses empreendimentos.

Como exemplo, o supermercado Vipi, localizado em São Miguel do Oeste (SC), divulgou em 2018 que no primeiro trimestre de funcionamento do seu sistema fotovoltaico a redução média de energia foi de 62%. A meta da unidade, a partir desse balanço, era zerar a conta. A informação é da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Assim como no caso do comércio e postos de gasolinas, os supermercados podem receber em seu telhado a instalação dos painéis fotovoltaicos. Com relação ao supermercado Vipi, 320 placas ocupam 900 metros quadrados da área do telhado da loja.

Indústria

As indústrias recebem incentivos fiscais do governo para utilizarem a energia solar. Fonte: Blog Blue Sol

O setor industrial não foge do pensamento relacionado aos gastos de energia elétrica como um dos focos de custos ao final de cada mês. O que gera um repasse financeiro no produto final ao cliente.

Basta imaginar a quantidade de maquinários que funcionam dia e noite na linha de produção de uma empresa. Além da área administrativa cheia de produtos eletrônicos, refeitório, vestiário e demais dependências do complexo.

Com o uso de painéis solares, a companhia não fica dependente de apenas uma única fonte de eletricidade. Ela passa, ainda, a oferecer produtos e serviços oriundos de energia limpa, o que gera a redução das agressões ao meio ambiente. Afinal, empresas amigas do meio ambiente são mais bem avaliadas pelas novas gerações.

Outro benefício importante do uso da energia proveniente dos raios do sol é transformar o gasto em custo fixo planejado, em como garantir o Selo Solar e da Certificação LEED. Assim, a indústria será mais valorizada no comércio exterior.

O uso da energia solar em fábricas pode receber incentivos fiscais do governo por meio do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, criado em 2015. A intenção do governo brasileiro é reduzir o consumo de energia oriunda das termoelétricas.

Templos religiosos

O uso de painéis solares em templos religiosos já é uma realidade. Fonte: Eletrorede

Poucas pessoas sabem, mas o aproveitamento da energia solar em templos religiosos tem crescido nos últimos anos. No caso da igreja católica, isso passou a ser uma realidade após o Laudato Si (encíclica publicada em 18 de junho de 2015), quando o Papa Francisco chamou atenção a respeito das alterações climáticas.

Na encíclica, o pontífice sugere que a opção menos nociva de consumo energético seja utilizada até o desenvolvimento de fontes de energia renováveis amplamente acessíveis. Assim, igrejas e paróquias se voltaram para a iniciativa.

Além de garantir a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, outros quesitos podem influenciar diretamente a instituição e o fiel.

No primeiro caso, um gasto menor com energia elétrica em relação ao uso de iluminação e instrumentos musicais elétricos durante o culto e demais cerimônias. No segundo, instalação de climatizadores para garantir o bem-estar nos dias quentes.

Hotéis e pousada

Fugir do racionamento e de apagões são motivos para hotéis e pousadas utilizarem a energia solar. Fonte: Ilumisol Energia Solar

Os hotéis e pousadas também são setores onde a energia solar empresarial tornou-se uma excelente iniciativa. Isso acontece porque esses empreendimentos abrigam áreas comuns que consomem muita energia elétrica. Além de quartos equipados com aparelhos de ar-condicionado, frigobar e TV.

Ao pensar em uma organização de grande porte em tempos de alta temporada, logo conclui-se que a conta de energia resultará em cifras assustadoras. Não à toa, muitos desses estabelecimentos consideram esse consumo como o principal custo.

Outro motivo para a adoção da tecnologia fotovoltaica é não temer períodos com possíveis racionamentos ou corte de energia, o que não é nada bom para a reputação do negócio, seja a curto ou longo prazo.

Economizar no consumo também ajudará na diminuição dos preços das diárias e manutenção e modernização dos ambientes, o que aumentará a competitividade da empresa.

A Engegrid reduz os custos da sua empresa

A Engegrid é especializada em geradores de energia solar empresarial. A empresa oferece mão de obra qualificada na elaboração de projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos.

Para a Engegrid, os sistemas de painéis solares para indústrias são realmente ótimas alternativas quando o assunto é economia. Além da redução na conta de luz, a escolha pela tecnologia fará com que a indústria não esteja mais sujeita aos aumentos e ajustes das tarifas da concessionária fornecedora de energia.

Investir no sistema para indústrias é, claramente, um plano a longo prazo. Mas, no momento que o valor investido começa a gerar retorno, a economia adicional pode ser voltada para baratear os produtos.

E você, o que acha da implantação da energia solar empresarial para a sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e economia financeira? Compartilhe conosco seus comentários sobre o assunto. E continue a acompanhar nossos artigos sobre energia fotovoltaica para mais informações.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *