Ao adotar medidas como maior investimento em energia solar fotovoltaica, bem como sua aplicação das mais diversas formas, estamos fazendo nossa parte para o bem do nosso planeta. O uso de placas solares é ainda mais visto sendo instaladas em casas, fábricas e empresas.

Hoje já é possível ver que projetos estão sendo desenvolvidos para que possam ser utilizados em outros meios. A verdade é que quando os painéis são usados em obras de proporções grandiosas, este sim é um grande salto em direção a emissão zero de poluentes na atmosfera terrestre.

Grande Potencial A Ser Explorado

Cientistas geoespaciais desenvolveram uma pesquisa estimando a energia elétrica solar gerada por todos os 17 mil painéis solares das casas da cidade de Bendigo, na Austrália, durante um ano. Comparado a este resultado, o estudo analisa qual seria o potencial energético da instalação em 21 aeroportos do governo da Austrália.

O resultado descoberto foi impressionante. Segundo a pesquisa, com a instalação nos aeroportos seria possível gerar 10 vezes mais eletricidade do que todos os 17 mil painéis solares de toda a cidade de Bendigo. Com isso, reduziria incríveis 151 mil toneladas de emissão de gases de Efeito Estufa na atmosfera terrestre por ano.

Este projeto faz mais do que conceder a autossuficiência a estes aeroportos. O excedente energético seria mais um entre os principais benefícios alcançados, uma vez que a grande quantidade seria repassada para a rede.

Por que esperar mais?

Ao instalar painéis solares em nossas casas, estamos fazendo nossa parte em contribuição com o meio-ambiente, além de garantirmos considerável economia financeira. Porém, iniciativas como esta, de implantar de fato a energia solar em construções de larga escala é que fará com que possamos virar o jogo e garantir um futuro muito mais promissor para a Terra.

Metodologia do Estudo

Athenee Teofilo, mestrando em ciências geoespaciais, foi quem ficou à frente do projeto. Ele foi responsável pelo mapeamento de todos os aeroportos do governo australiano. Vale ressaltar que em sua pesquisa, Teofilo incluiu observações inclusive da melhor inclinação para se obter o maior proveito de eficiência energética captada pela luz solar.

Segundo o estudo, o Aeroporto de Melbourne sozinho seria capaz de gerar uma produção elétrica solar maior que a cidade de Bendigo em quase 12 gigawatts-hora por ano. O desempenho do Aeroporto de Perth ficou em primeiro lugar em seu levantamento, identificando potencial geração solar com cerca de duas vezes a produção de Bendigo e produção equivalente aos aeroportos de Adelaide, Sydney, Moorabbin e Townsville juntos.

A Engegrid é referência em projetos de energia solar fotovoltaica. Para saber mais, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *