Uma dúvida recorrente para quem já possui ou quer adquirir soluções em energia solar: será que é possível aumentar a eficiência dos painéis solares? No artigo de hoje, a Engegrid responde a esta pergunta para você!
O segmento de geração e pesquisa de energia solar fotovoltaica está em constante evolução e frequentemente apresenta ao mundo uma novidade tecnológica muito interessante, tanto para o mercado quando para você consumidor.
Hoje trazemos não apenas uma, mas sim 7 grandes novidades que mostram que sim, é possível aumentar a Eficiência Dos Painéis Solares e prometem transformar a geração de energia solar fotovoltaica já nos próximos anos. Confira abaixo a nossa lista e também as especificações de cada módulo em desenvolvimento.
(PERC) Passivated Emitter Rear Cell
O PERC é uma tecnologia complementar que proporciona a melhoraria na eficiência das células solares de primeira geração. São duas camadas aplicadas na parte posterior da célula de silício cristalino que aumenta a movimentação dos elétrons na célula, refletindo a luz que passa na superfície e converte em eletricidade utilizável.
Além de O PERC aumentar a eficiência em 1%, novos desenvolvimentos vão corrigir o problema de eficiência reduzida.
Tecnologia de heterojunção (HJT)
A Panasonic, gigante empresa japonesa especializada em eletrônicos, já desenvolvia tecnologias HJT (heterojunção) há mais de 30 anos atrás. Quando sua patente expirou, uma grande quantidade de empresas de energia solar passou a realizar pesquisas de HJT para melhorar a eficiência do painel.
Em HJT é inserida uma camada de película de silício. Camadas de material fotovoltaico podem capturar a energia solar que não está sendo absorvida no painel.
Quando são usados em HJT, a eficiência geral aumenta em até 21% ou mais. Isso é comparável aos melhores painéis solares do mercado.
Tecnologia de Half-Cell
Esta tecnologia é baseada no princípio que quanto maior a quantidade de células fotovoltaicas, proporcionalmente menor é a resistência ao fluxo de elétrons no circuito. Isso significa menos resistência à corrente elétrica que se move e mais eficiência, melhorando a eficiência do painel em até 3%.
Painéis solares bifaciais
Painéis bifaciais têm uma melhora na sua eficiência em até incríveis 40% se comparados aos monofaciais. A camada inferior é substituída geralmente por vidro. Os sistemas bifaciais são posicionados no solo, permitindo o reflexo da incidência solar nos painéis traseiros.
Fotovoltaica integrada em edifícios
Seu uso mais comum é em telhas solares, que substituem as telhas de asfalto. Podem ter entre 60 watts e 100 watts de potência elétrica por telha.
Célula fotovoltaica de concentração (CPV)
Esta tecnologia concentra a incidência solar e focaliza em uma pequena célula fotovoltaica. Para conseguir uma eficiência maior, é comum utilizar células solares de multijunção.
Para que se consiga o máximo de sua potência, um dispositivo de rastreamento solar de eixo duplo com resfriamento ativo é usado para evitar problemas de natureza térmica.
Células solares de multijunção
Conhecidas também como células empilhadas, têm maior eficiência do que as células de junção única. Sua maior eficiência vista até então é de 45% em condições de laboratório. Ainda são muito caros e ainda não estão prontamente disponíveis para uso residencial.
Elas funcionam com semicondutores de materiais variados, trabalhando juntos de maneira parelha e empilhada.
ENGEGRID. Energia Eficiente.
Entre em contato para mais informações ou acesse nosso site!