Tudo o que almejamos realizar na vida necessita de um plano. Claro, algumas vezes, as coisas dão certo por si só, sem tanto esforço, mas com muita, mas muita sorte. Tirando este primeiro caso (podemos enquadrar nas estatísticas de 0,0000000001%), quanto melhor é seu plano e mais bem detalhado, prevendo todas as variáveis, anotando todo o passo-a-passo, bem como todos os recursos que serão necessários para que você consiga de fato concretizá-lo, muito maiores serão suas chances de obter êxito ao final desta jornada. Dito isso tudo sobre planejamento, vamos nos ater ao significado do que é um projeto elétrico.
O projeto elétrico é o detalhamento das instalações elétricas a serem feitas em uma construção. Este detalhamento é feito tanto em forma de desenhos que retratam a realidade quanto do que será a obra em si, por meio de razões matemáticas, chamado de “representação gráfica“. Além da representação gráfica, o projeto também é detalhado por meio da escrita, com uma descrição mais técnica sobre o que vai ocorrer em cada etapa, bem como as medidas e cálculos a serem feitos para o perfeito andamento da obra.
Entre todos os detalhes do projeto, estão a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, os comandos, o trajeto de todos os condutores existentes no plano, a divisão em circuitos, a seção destes condutores, os dispositivos de manobra, a carga elétrica de cada um dos circuitos demandados, assim como a carga total, entre muitos outros itens a serem considerados.
Já quando consideramos as etapas envolvidas, o projeto se divide em quatro partes no seu desenvolvimento:
- Memória: a primeira das etapas é quando o projetista cria sua defesa ou justificativa, descrevendo assim a sua solução.
- Conjunto de plantas: lembra quando tratamos sobre as representações gráficas? Pois então, as plantas são os esqueletos, os esquemas e detalhes que deverão conter todos os elementos necessários à realização perfeita da obra.
- Especificações: como o próprio nome desta etapa já diz, aqui é o momento em que será descrito o material a ser usado e também suas normas para a aplicação e uso;
- Lista de Materiais: é a nossa “listinha de compras do mercado”. Não só tudo o que será utilizado, como também as quantidades previstas a serem usadas de cada item da lista.
O projeto fotovoltaico analisa o consumo mensal da residência, empresa ou indústria para especificar a necessidade da unidade. É feito um estudo detalhado do local, são levantados os dados solarimétricos e é feita uma análise de sombreamento para dimensionar os módulos fotovoltaicos, inversores, cabeamentos e todos os dispositivos do sistema. É de suma importância lembrar que estes tipos de projeto só podem ser realizado por engenheiros eletricistas com CREA ativo, sendo necessário documentação e ART para aprovação do sistema junto com a concessionária.
Gostou do conteúdo? Leia também nosso artigo e Entenda como é instalado a placa fotovoltaica no telhado.
Conheça mais sobre a Engegrid e nossos projetos de energia fotovoltaica clicando aqui.