Geralmente, empresas e estabelecimentos comerciais demandam um alto consumo de energia elétrica, tornando esta conta uma das maiores entre todas as suas. Outro fato é que a redução com os custos de energia no negócio é uma tarefa muito difícil na grande maioria dos casos. A conta de energia é uma constante preocupação do setor financeiro e muito se deve ao desconhecimento de formas de se reduzir o desperdício de energia por parte dos colaboradores e de seus líderes.
No entanto, algumas medidas e mudanças no comportamento podem dar uma virada neste cenário. Confira agora 8 formas simples de reduzir os custos de energia no seu negócio que nós da Engegrid abordaremos neste artigo.
1 – Considere o uso de energia solar
O investimento em projetos de geração de energia solar é altamente eficiente e vai ao encontro do objetivo de redução de custos com eletricidade. Além de ajudar o meio ambiente por consumir uma fonte de energia limpa e sustentável, tem um ROI (retorno sobre investimento) bastante significativo, oferecendo ao seu negócio uma economia de média e longo prazo.
2 – Conte com uma auditoria energética especializada
Contar com a experiência e com o suporte de empresas especializadas certamente te ajudará a identificar a origem de desperdício que podem ser diluídos.
3 – Incentive e envolva seus colaboradores
A conscientização parte do nível mais alto da hierarquia até chegar a toda equipe de colaboradores. Quando todos abraçam uma causa, o sucesso é muito mais fácil de ser alcançado. Com a economia de energia não é diferente. Programas de incentivo, apoio, tudo é válido para alcançar um maior envolvimento de todos.
4 – Atenção quanto ao ar condicionado
Fique atento quanto à frequência de limpeza e manutenção correta dos aparelhos de ar condicionado. Quando sujos, precisam de mais energia para funcionar na potência requerida, além de prejudicar a qualidade do ar e consequentemente, sua saúde.
5 – Aproveite a luz natural do dia
Utilizar a iluminação natural é uma maneira muito prática e eficiente de diminuir o uso de lâmpadas. Até mesmo investir em projeto ou pequenas reformas para proporcionar ao ambiente mais iluminação natural é uma atitude econômica à médio e longo prazo.
6 – Invista em sensores de ocupação
Algumas áreas e cômodos como estacionamentos, corredores, cozinhas, refeitórios e banheiros tem tudo a ver com este recurso tecnológico por serem locais de ocupação com menor fluxo de pessoas. Considere este artifício para economizar ainda mais.
7 – Evite deixar os equipamentos ligados
Questione a si mesmo: é realmente necessário deixar aparelhos como computadores, televisores, ar condicionado, ligados full time mesmo depois de encerrado o expediente? Mesmo quando estão em standby há um consumo na maioria das vezes desnecessário em energia elétrica. Esta mudança de comportamento fará com que o seu financeiro agradeça no final do mês.
8 – Substitua seus desktops por laptops
A maioria das pessoas não sabe, mas os laptops consomem até 80% menos energia do que os desktops. Considere este item e possível substitua. A comparação entre os consumos será uma grata surpresa.
Gostou do artigo? Leia também sobre Homologação do Sistema Fotovoltaico.