Os dias que estamos vivendo tem gerado repercussões em muitas áreas. Nossas vidas têm mudado e isso tem resultado em perdas de emprego de muitos trabalhadores. Ao redor do mundo, essas estatísticas só aumentam. O governo tem adotado medidas para controlar esta situação. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a economia verde sim gerar muito mais empregos, melhorando a economia e aumentando o nosso PIB e de tantos outros países ao redor do mundo.

Confira o nosso artigo e entenda mais este assunto!

O que é economia verde?

A Economia Verde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma ou UNEP, sigla em inglês) como “uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”. Ela propõe a criação de meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, que muitas vezes são sim ignoradas nas decisões econômicas, passem a ser considerados.

Em 2019, o WRI Brasil em parceria com economistas e especialistas de grandes universidades e instituições, criou o estudo Nova Economia do Brasil. Este responde a muitas perguntas, como o Brasil deveria priorizar a transição para uma economia da baixo carbono na próxima década? Economia de baixo carbono significa de fato aderir a tecnologias e infraestruturas que emitem menos gases de efeito estufa. Estes seriam menos agressivos, poluindo menos. Estes ideais contribuem com um novo modelo econômico, mais sustentável, evitando gerar impactos negativos sociais, ambientais ou econômicos no processo, como depender o mínimo possível de combustível fóssil, fomentando inclusão social. A este modelo foi atribuído o termo “transição justa”.

O estudo “Uma Nova Economia para uma Nova Era: Elementos para a construção de uma economia mais eficiente e resiliente para o Brasil” mostra os benefícios que o Brasil terá ao aderir ao crescimento verde e de baixo carbono como rota de saída da recessão econômica.

Mais emprego, maior crescimento econômico

Segundo o estudo, o Brasil cresceria mais nos próximos dez anos do que o modelo de desenvolvimento atual. As medidas de baixo carbono resultariam no aumento do PIB nacional até 2030, o que equivale a um ano do PIB da Bélgica ou Argentina.

A economia verde iria gerar cerca de 2 milhões de novos empregos em relação ao nosso modelo atual em 2030. Este número é quatro vezes mais empregos do que os existentes no setor de petróleo e gás existentes hoje no Brasil. Os setores que mais cresceriam e abririam vagas de empregoseriam no setor de indústria e serviços. Na parte da agricultura, veríamos um aumento da especialização e empregos de maior qualificação.

retomada verde visa priorizar boas práticas que já estão disponíveis e poderiam ganhar escala. O Brasil está bem posicionado em pelo menos três setores para aumentar sua produtividade, competitividade, eficiência e geração de emprego:

Infraestrutura de qualidade: Os projetos de infraestrutura tem hoje a necessidade de critérios de sustentabilidade. O mercado internacional tem mudado sua visão, não querendo mais projetos de alto risco, e requer a instalação de uma infraestrutura mais resiliente aos impactos das mudanças climáticas. Cerca de R$ 180 bilhões foram gastos em atividades de resposta ou recuperação de infraestrutura danificada por eventos extremos entre 1995 e 2017 no Brasil.

Inovação industrial: A indústria é um dos setores aptos a transformar o plano de recuperação econômica. Oportunidades de inovação podem e devem ser explorados nos setores de energia renovável, transporte, biocombustíveis e construção usando tecnologias brasileiras. 

Agricultura sustentável: O setor é responsável por um terço dos empregos no país e 22% do PIB brasileiro, mas ainda é muito atrelado a problemas como o desmatamento. É fundamental que o setor se desassocie desta imagem o quanto antes. Uma grande medida a ser tomada seria investir em recuperação de áreas degradadas é um caminho.

ENGEGRID. Energia Eficiente.

Entre em contato para mais informações ou acesse nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *