Atualmente, o Brasil possui uma matriz elétrica majoritariamente composta de energia proveniente das usinas hidrelétricas. Mas as características dessa matriz vêm mudando devido às restrições ambientais a projetos hidrelétricos com grandes reservatórios e pelo natural esgotamento dos melhores potenciais de geração.
O Brasil vem passando por uma grande transformação de sua matriz, que mantem o foco em uma expansão a partir das fontes limpas renováveis (que além de ser uma medida sustentável, ainda geram um grande custo-benefício ao bolso do consumidor). Por muito tempo essa característica esteve relacionada às nossas grandes usinas hidrelétricas. Porém, na última década, a participação percentual dessas usinas vem caindo e isso tem ocorrido como consequência de restrições ambientais a projetos hidrelétricos com grandes reservatórios e pelo natural esgotamento dos melhores potenciais de geração.
Este é o exemplo da geração de energia elétrica por fontes eólicas e solar. Hoje, as duas juntas já representam mais de 10% da matriz elétrica do Brasil, tanto em termos de capacidade instalada quanto em energia gerada. A Aneel está trabalhando fortemente na regulamentação de usinas híbridas, que utilizam mais de um tipo de fonte de geração de energia elétrica. Isso tem gerado rápido crescimento das fontes eólica e solar.
Usinas híbridas e usinas associadas
Tanto as usinas híbridas quanto as associadas são formadas por usinas com diferentes tecnologias de geração. Normalmente, com características de produção complementar que compartilham fisicamente a infraestrutura de conexão e uso da rede elétrica. Contudo, os dois tipos de usinas acabam se diferenciando entre si apenas na outorga de geração. No caso das usinas híbridas, elas são objeto de uma única outorga. Já para as usinas associadas, são feitas diferentes outorgas. A expectativa do desenvolvimento de novos projetos deve propiciar o surgimento de mais usinas híbridas. Paralelo a isso, existe também um grande potencial para a associação de usinas existentes com novas tecnologias de geração, aproveitando a capacidade da rede que já está contratada.
Você também pode contar com projeto de energia solar em sua empresa ou na sua casa: entre em contato com a Engegrid que te daremos todo o suporte e assistência.