Direto da Austrália, nova célula solar usa calor emanado pela Terra para gerar energia durante a noite. Você confere mais essa inovação no artigo de hoje do blog da Engegrid.
Célula solar usa calor emanado pela Terra para gerar energia durante a noite
É possível o planeta gerar calor que se converte em eletricidade durante a noite? Pode acreditar, é isso que pesquisadores da Austrália vem trabalhando nos últimos tempos. E sim, tem dado super certo.
Os cientistas da Universidade de New South Wales (UNSW) acabaram de criar uma inovação no mundo fotovoltaico. Trata-se de um tipo de célula fotovoltaica capaz de produzir eletricidade à noite. O mais curioso é que a fonte desta energia é o nosso próprio planeta Terra! Mas como isso funciona, afinal de contas?
Como funciona a dinâmica de geração de energia pelo calor da Terra?
Assim como uma célula fotovoltaica comum gera eletricidade absorvendo a luz solar, o dispositivo semicondutor gera energia elétrica emitindo luz infravermelha em um ambiente mais frio. É justamente essa diferença de temperatura que permite a geração de eletricidade.
“A energia fotovoltaica é um processo artificial que os humanos desenvolveram para converter a luz solar em eletricidade. O que descobrimos agora é que é possível gerar energia elétrica com essa luz que atinge a Terra durante o dia e flui de volta para o espaço em forma de ondas infravermelhas durante a noite”, responde um dos pesquisadores do projeto, Ekins-Daukes.
A ideia é que esta tecnologia possa ser adaptada de uma maneira ainda mais arrojada. O calor produzido pelo corpo humano pode ser convertido em energia, funcionando como combustível para alimentação de dispositivos como corações artificiais e marcapassos, que hoje funcionam com baterias de íons ou lítio, o que requer recarga regular ou mesmo substituição.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do setor fotovoltaico? Acompanhe as redes sociais da Engegrid e nosso blog!