Hoje, temos uma curiosidade para te contar, mas antes uma pergunta: você gosta de carros? E gosta de inovação e tecnologia? Se você respondeu sim para algumas destas perguntas, então fique atento. Leia o nosso artigo até o fim que você vai gostar dessa novidade!

O futuro chegou acelerando forte!

Os carros elétricos estão chegando e já são uma realidade. Antes o que parecia ser apenas coisa de desenhos que assistíamos na infância ou mesmo em filmes de Hollywood, já saíram das telas. Carros movidos à energia solar estão sendo desenvolvidos e muito elogiados por especialistas.

A montadora Sono Motors, de Munique na Alemanha, desenvolveu o Sion, um veículo elétrico movido a energia solar. Neste carro, é possível carregar as baterias enquanto está dirigindo.

O carro é projetado pensando na sustentabilidade e acessibilidade, mantendo o tradicional arrojo e design característicos das grandes montadoras de automóvel alemãs. Serão 330 painéis solares no teto, capô e laterais. O alcance da bateria irá durar cerca de 250 km antes de precisar ser recarregado. A velocidade máxima que o veículo atinge é de 140 Km/h, além de possuir seis lugares. O Sion serve como uma unidade de armazenamento de energia móvel, por exemplo, é possível carregar diversos dispositivos eletrônicos com até 2.000 watts.

A estimativa é que entre 2025 e 2030, o preço do carro elétrico poderá ser menor em comparação a carros movidos a gasolina e álcool.

O governo francês já divulgou em nota a expectativa em possuir até o ano de 2040 uma frota de carros totalmente movida a eletricidade. No futuro, baterias de carro elétrico poderão armazenar energia dos painéis solares para a casa.

Modelo americano

A startup Aptera Motors, montadora de automóveis situada no Vale do Silício da Califórnia, projetou seu modelo 100% alimentado por energia solar e que elimina a necessidade de conectar os EVs à tomada, resolvendo assim os problemas de falta de pontos de recarga.

Isso porque seus painéis solares criam corrente elétrica pela luz solar. De toda luz que chega aos painéis, parte é refletida sem ser absorvida (3%), parte não gera eletricidade por conta do comprimento de onda (19%) e parte é convertida apenas em calor (33%). Tudo isso, somado a outras perdas, faz com que mesmo as placas mais avançadas tenham rendimento de apenas 20%, aproximadamente. 

Vale destacar que o veículo tem um modelo ultra-aerodinâmico de três rodas e conta com cerca de 10 metros quadrados de placas fotovoltaicas instalados, que fornecerão energia suficiente para percorrer por volta de até 60 km diariamente em um dia claro – mais do que o dobro da distância percorrida todos os dias por um cidadão médio norte-americano.

Para desenvolver o modelo final, no início foi criado um protótipo: um triciclo. Os engenheiros chegaram a um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0.13, que é quatro vezes menor que o de Fusca (0.49) e metade do Tesla Model S (0.24).

No Brasil

Para a Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE, a aplicação desta nova tecnologia significa um grande avanço na mobilidade urbana. Inclusive, o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, projetou um ônibus elétrico com baterias alimentadas exclusivamente por energia solar fotovoltaica.

A previsão é de que, em 2040, os carros elétricos representem metade das vendas de zero-quilômetro.

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