Você já ouviu falar em carports? Esta novidade está sendo aderida nos mais diversos segmentos. No artigo de hoje vamos falar mais sobre esse assunto que está em alta no mercado brasileiro de energia solar.

Basicamente, os carports são abrigos cobertos por painéis solares para automóveis. Eles estão sendo cada vez mais utilizados nos mais diversos segmentos do mercado de energia solar. Para citar alguns exemplos, temos carports instalados em hipermercados, shoppings, centros comerciais, faculdades e condomínios residenciais.

O grande motivo de alcançar o sucesso no mercado é que o carport faz mais do que gerar energia limpa e sustentável. Claro, por si só, este já deveria ser um motivo mais do que suficiente para o sucesso da tecnologia. Mas ele também é responsável por oferecer um sistema de estacionamento mais seguro, confortável e protegido do sol, gerando economia na conta de luz.

Como as grandes inovações das tecnologias do ramo fotovoltaico, pensando na tendência de inserção dos veículos elétricos, os carports oferecem aos clientes dos empreendimentos a oportunidade de utilizarem a energia para abastecer seus carros e motos enquanto utilizam os estabelecimentos. Por consequência natural, o local ganha assim mais um diferencial na tomada de decisão dos consumidores ao escolherem um local para fazer suas compras. Em um mundo cada vez mais competitivo, o carport se torna um forte argumento para a decisão frente à concorrência.

Quais os Tipos de Carport Solar?

Hoje existem dois tipos de carports, que se diferenciam pela estrutura utilizada.

Payback

O valor do carport varia de acordo com o tamanho do projeto, dos inversores e das placas solares que forem utilizadas. Contudo, o tempo de payback (retorno do investimento) é maior em um sistema de carport do que em relação a um sistema convencional.

O preço mais alto do carport em relação aos sistemas convencionais de solo e de telhados tem um porquê. Placas solares em um telhado, tecnicamente já contam com uma estrutura pronta. Já no sistema carport é uma cobertura, ou seja, uma edificação, e precisa de uma sustentação mais alta e com uma exposição maior com relação aos ventos. Para isso, precisa ser mais robusta, o que implica no uso de mais aço ou alumínio e elevação do preço final.

Carports Instalados Ao Redor do Mundo

Vários países têm aplicado o sistema. A Disneyland Paris irá contar com projeto de garagem solar de 17 MW e que será construído em etapas até 2023. A IKEA, uma empresa especializada na venda de móveis domésticos de baixo custo, concluiu uma garagem solar de 1,35 MW em uma de suas unidades na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.

No Brasil, não faltam exemplos de cases de sucesso. Quem implantou o sistema de carport foram grandes companhias brasileiras, como a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que vem aproveitando áreas operacionais disponíveis como a da cidade de Mogi Mirim, interior do estado de São Paulo para instalar usinas fotovoltaicas e gerar energia para o tratamento de esgoto doméstico. Neste exemplo, o sistema usa a radiação solar para gerar eletricidade na infraestrutura de tratamento de esgoto da SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim). A tecnologia tem gerado uma economia de mais de R$ 20 mil por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *