O uso de energia solar tem aumentado cada vez mais no agronegócio. A principal razão disso é que a energia elétrica gera alto custo neste ramo, então a economia que a energia solar proporciona é uma alternativa que tem suprido a necessidade dos usuários e gerado grandes outros benefícios.

A redução do valor que é obtido com o uso da energia solar permite que as atividades que demandam grande uso de eletricidade possam ser feitas em larga escala.

Energia solar contribuindo com o agronegócio

Por conta de ser uma fonte de energia limpa e diminuir os impactos ambientais, a energia solar é recomendada pelas empresas de consultoria ambiental. Além disso, todos os benefícios que são gerados, conquistam o empreendedor, por querer inovar a produção de energia e diminuir os seus gastos.

Benefícios para o agronegócio

Confira agora 4 das vantagens que a energia solar proporciona para o agronegócio:

Maior autonomia para o produtor

Quando o produtor trabalha com energia solar, ele fica livre da dependência de outras fontes não renováveis.

Fortalecimento da agricultura de precisão

Com a redução de custos com eletricidade, o produtor fica mais motivado e investe em novos modelos sustentáveis.

Facilidade de instalação e manutenção

montagem de quadros elétricos e de painéis fotovoltaicos é bastante simples, por conta disso, a produção não é prejudicada durante a instalação dos equipamentos.

Redução de custos com irrigação

Os produtores rurais podem destinar a energia solar para a irrigação, em conjunto com o poço artesiano, que pode ser uma solução altamente rentável.

Para implantar um sistema fotovoltaico e incentivar o uso de energia solar na agropecuária, o governo disponibiliza diversas linhas de crédito.

Assim, os produtores conseguem obter o financiamento necessário para o uso da energia solar – tendo aumento da produtividade e redução dos gastos.

Aproveitando a energia solar na agropecuária

As concessionárias de energia solar podem proporcionar grandes benefícios ao setor agropecuário. Suas aplicações podem sim ser destinadas a diversos tipos de atividades dentro do seu setor. Inclusive o governo facilita a aquisição, oferecendo linhas de crédito para implementar estes recursos.

Com a montagem de painéis fotovoltaicos, seu agronegócio aumenta a produtividade e diminui de forma muito satisfatória os seus custos. Confira abaixo algumas destas aplicações:

Produção de leite

Uma das atividades que mais demanda energia elétrica é a produção de leite.

O fator principal é que se não houver luz nas ordenhadeiras, as vacas podem ser acometidas de uma inflamação em suas glândulas mamárias, chamada de mastite. 

Além do risco com a saúde dos animais, a energia elétrica também é responsável pelo funcionamento correto e eficiente dos tanques de resfriamento, que são as máquinas que garantem o bom estado do leite, evitando que estrague rapidamente.

Agricultura

Já no caso da agricultura, a eletricidade é usada no bombeamento de água para irrigação. Esta etapa é fundamental à agricultura, mas também é primordial para outras questões.

A instalação de painéis solares que vão gerar energia também será responsável por manter uma certa temperatura de aquecimento em estufas, pensando aqui inclusive no cultivo de plantas e folhas.

A falta de calor ou a temperatura inadequada pode prejudicar toda a produção, com perdas para os produtores e altos custos.

Gostou deste artigo? Leia também sobre painel solar transparente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *