Você deseja contar com energia solar, mas ainda tem dúvidas se a instalação de painel solar pode enfraquecer o telhado? Então pode ficar tranquilo, porque o artigo de hoje da Engegrid é para você!

A energia solar fotovoltaica tem se expandido cada vez mais rápido, mas para muita gente ainda é uma novidade. Ao ver os sistemas instalados, uma das dúvidas que mais intrigam as pessoas é se a instalação de painel solar pode enfraquecer o telhado.

Existem muitos tipos de cobertura e via de regra, em todos podem ser instalados sistemas fotovoltaicos. O primeiro passo é estudar o tipo de telhado e qual o método de instalação ideal para ele.

Tipos de Telhado

Cada tipo de telhado possui uma forma ideal de instalação. Confira os mais comuns:

Fibrocimento

É utilizado um parafuso estrutural que vai encaixado nas ripas. Existe uma vedação sobre este telhado, local este que será fixado o módulo, alinhando a partir desse suporte com o parafuso estrutural. A partir desta etapa, o trilho é instalado para receber as placas solares.

Cerâmica

Chamado também de telhado colonial, a fixação é feita por ganchos que contornam as telhas, ripas e colunas, ao qual as placas são instaladas embaixo do trilho.

Metálica

Parecido com o telhado colonial, é usado para transfixar materiais mais robustos. As placas também são instaladas embaixo do trilho.

Na Laje

Aqui é feita a estrutura em triângulo usando as colunas para servir de apoio ao trilho. A fixação é feita por parafusos próprios para sistemas fotovoltaicos, prendendo em forma de rosca no trilho que envolve o módulo.

A placa solar enfraquece o telhado?

É quase impossível que surja qualquer tipo de problema no telhado decorrente da instalação de placas solares, uma vez que o projeto é feito considerando sempre o quanto o próprio telhado suporta.

As placas têm o peso distribuído igualmente e de acordo com que o telhado foi projetado. Toda instalação ocorre nas ripas e colunas, sem excessos de peso para a cobertura.

Você também pode contar com seu próprio projeto de energia solar: entre em contato com a Engegrid e tenha o suporte de quem é referência no mercado.

ENGEGRID. Energia Eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *