Antes de apresentar quais são os estados brasileiros que mais usam energia solar, é válido frisar que o país possui uma das maiores médias de radiação solar da Terra. Isso ocorre por conta da sua posição geográfica e extensão territorial.
De acordo com estudo apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os maiores índices de radiação são observados na região Nordeste, com destaque para o Vale do São Francisco. Entretanto, mesmo as regiões com menores índices de radiação apresentam grande potencial de aproveitamento energético.
Apesar disso, apenas 1% da geração de energia elétrica no país é proveniente dos raios do sol. Mas esse cenário está prestes a mudar. As constantes crises hídricas e os perigos de apagões e racionamento têm sido um alerta para o governo.
Assim, apostar na energia solar não é só uma jogada inteligente devido à abundância do recurso. Mas também uma saída correta em nível de sustentabilidade, redução de impactos ambientais e preservação dos recursos naturais. Afinal, trata-se de uma fonte limpa e renovável.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ainda em 2017, o Brasil ficou na décima posição entre os maiores investidores em energia solar fotovoltaica no mundo, com 0,9 GW gerados.
A partir de 2018, o Brasil já começou a sentir o crescimento do uso da energia fotovoltaica em suas residências. No início daquele ano, a potência total instalada para geração de energia a partir do sol ultrapassou a marca de 1 GW. Outro destaque é o fato de o país já contar com investimentos em usinas solares, instaladas em regiões estratégicas.
Para a ANEEL, mais de 886 mil pessoas deverão aderir ao uso da energia solar até 2024. Já o governo acredita que a tendência é que este mercado movimente U$ 100 bi até 2040.
Estados brasileiros que mais utilizam energia solar
Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná encabeçam a lista dos estados brasileiros que mais usam energia solar. Vamos conhecer agora como cada um deles contribui quanto ao uso da energia fotovoltaica para a nação.
Minas Gerais
Na ponta do ranking está Minas Gerais, o primeiro estado a aplicar a isenção do ICMS sobre a energia solar, bem como um dos grandes beneficiados pela presença dos raios de sol durante o ano.
Segundo consta, o território mineiro se apresenta com 5.685 sistemas de energia solar residenciais. Além disso, são mais 1.312 sistemas utilizados em estabelecimentos comerciais, 259 sistemas no setor industrial e 496 espalhados pela zona rural. Soma-se a esses números a quantidade de 15 usinas solares.
A ANEEL classifica a usina de Pirapora como a maior do país, localizada em um terreno do tamanho de 1.500 campos de futebol. Ao todo, 321 Megawatts são gerados a partir da companhia.
Como curiosidade, o Brasil possui alguns estádios com sistemas fotovoltaicos instalados em suas coberturas. E o maior complexo nesse sentido é o Mineirão, localizado em Belo Horizonte. O estádio possui 6 mil placas fotovoltaicas com capacidade de geração de 1.800 MWh de energia, volume que equivale ao consumo médio de 1.400 casas por ano.
São Paulo
O estado mais rico da União é o segundo colocado entre os que mais utilizam energia solar. Contudo, a intenção dos paulistas é alcançar o topo do ranking em breve. Esse foco já pode ser percebido na quantidade de residências a adotar o uso de energia solar. Ao todo, já são 6.523 sistemas instalados. Quase mil a mais que Minas Gerais.
Porém, os números ainda deixam a desejar nos demais ambientes. São 881 sistemas solares em estabelecimentos comerciais, 105 sistemas que beneficiam as indústrias e só 132 sistemas em zonas rurais.
A boa notícia é que, em 2019, a cidade de Presidente Prudente ganhou a maior usina solar de geração distribuída de São Paulo, a Unoeste. A usina possui estimativa de produção de 3,12 MWp de potência.
Seus 9,6 mil módulos fotovoltaicos se espalham por um terreno que equivale a mais de quatro estádios do Maracanã. A energia gerada é suficiente para abastecer 2,5 mil residências.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul entra forte na briga entre os estados brasileiros que mais usam energia solar. Principalmente no setor comercial, em que se destaca com 1.152 estabelecimentos utilizadores do sistema gerador de eletricidade através dos raios de sol.
Com relação aos sistemas residenciais, os gaúchos atingem a marca de 3.529 geradores. No mais, são 185 sistemas industriais e 300 rurais. Mas não são apenas esses números que se destacam em comparação à Minas Gerais e São Paulo.
De acordo com a Absolar, o estado fica em segundo lugar quanto a geração distribuída, à frente dos paulistas. Um dos motivos é que o Atlas Brasileiro de Energia Solar, publicado em 2017, mostrou que a região Sul conta com irradiação solar a níveis mais altos que a região Norte, por exemplo.
Vale frisar que as placas fotovoltaicas são capazes de captar a luminosidade existente, e não somente os raios solares em si. Afinal, em dias nublados ou chuvosos a irradiação continua a existir. Como a região Sul é conhecida por ser a mais fria do Brasil, essa relação com o sucesso da geração de energia solar praticamente não existe.
Rio de Janeiro
Apesar de ser o quarto colocado entre os estados brasileiros que mais usam energia solar, o Rio de Janeiro é apenas o sétimo no ranking estadual de geração distribuída.
Contudo, o estado tem um potencial enorme quanto ao desenvolvimento da energia solar devido à presença de sol forte ao longo do ano. Algo que seria extremamente benéfico aos moradores e comerciantes que dependem bastante do uso de ar-condicionado por conta do calor.
Em números, o Rio recebe uma radiação solar de 1,7 MW/m² anuais com irradiação direta média de 5,18 kWh/m² por dia.
Ceará
Quarto colocado na tabela de maiores usuários de energia solar no país, o Ceará mostrou, em 2018, um alto crescimento quanto a potência instalada de geração solar fotovoltaica.
Até o mês de junho daquele ano, o estado havia alcançado a marca de 17,1 MW, segundo referências da ANEEL.
Outro dado relevante é que o estado é o primeiro da região Nordeste quanto a potência nacional instalada, com índice de 6,3%, o que o qualifica como o quinto colocado no Brasil nesse mesmo quesito. As informações são da Absolar.
Paraná
Conforme citado anteriormente, a região Sul dispõe de boa irradiação solar. E o clima mais frio não impede que um sistema gerador de energia solar trabalhe com resultados satisfatórios.
Não à toa, o Paraná figura entre os estados brasileiros com maior aproveitamento da energia oriunda de raios solares, à frente de representantes do Norte e atrás somente de um representante do Nordeste. Mesmo assim, seu potencial pode ser ainda mais bem desfrutado.
Apenas 1.547 unidades consumidoras da Copel fazem uso da energia solar no estado. Isso corresponde à pequena taxa de 0,03%, de um total de 4,5 milhões de unidades. A novidade é que alguns projetos voltados à instalação de painéis fotovoltaicos estão em implantação em Curitiba.
Destaque para o Cohab Solar e o Curitiba Mais Energia, que ajudaram a capital paranaense a ultrapassar a cidade de São Paulo quanto a inovação, sustentabilidade e qualidade nos serviços oferecidos para a população. O ranking foi elaborado pela plataforma ConnectedSmartCities.
Agora que você já sabe quem são os estados brasileiros que mais usam energia solar, aproveite e compartilhe seus comentários e dúvidas a respeito do assunto. E continue a acompanhar nossos artigos sobre energia solar.
Oi Emerson, boa noite. Estou em negociação para adquirir uma área de 1. 200.000M2. Minha ideia é de construir uma usina fotovoltaica. Fiz contato com banco que deve viabilizar o investimento. Como ficaria o custo pra fazer projeto para iniciarmos com usinas que gerassem 70KW.