Antes de saber quais são as mais incríveis usinas solares pelo mundo, é importante compreender que esses empreendimentos abrigam um sistema fotovoltaico de grande porte, em sua maioria construída sobre o solo. Ao contrário dos sistemas para autoconsumo, em que os painéis solares são instalados no telhado de um imóvel.

Também conhecidas como parque solar ou fazenda solar, as usinas contam com centenas de milhares de placas fotovoltaicas que ocupam milhares de quilômetros quadrados de extensão. O que gera uma produção em larga escala de energia elétrica.

Uma usina solar pode conter painéis fotovoltaicos montados de maneira fixa no solo ou sobre estruturas denominadas Solar-Tracker. Nesse caso, os módulos são apoiados em estruturas que se movimentam de acordo com a posição do sol.

A água também pode receber a construção de grandes usinas. Os locais indicados são: represas das usinas hidrelétricas, lagos, lagoas e estações de tratamento de águas residuais. Os painéis, feitos de silício, são componentes que perdem eficiência sob calor extremo. Ao estar na água, o material possui uma queda na temperatura e facilita a absorção da radiação.

As 5 usinas mais sensacionais do mundo

Além de sustentáveis, e de garantir o respeito ao meio ambiente, alguns parques solares espalhados pelo planeta contam com layouts criativos. Separamos aqui uma lista com cinco dessas usinas, cada uma com sua peculiaridade quanto a aparência.

Les Mées

Os painéis de Les Mées foram instalados sem fundações de concreto para preservar a vegetação. Fonte: Reddit

A usina solar Les Mées está localizada nas colinas do planalto de La Colle des Mées, no sul da França. A região é conhecida por ter as melhores condições para a produção de energia solar fotovoltaica no país.

La Colle des Mées chega a receber irradiação solar horizontal de 1550 kWh e um alto nível de pureza do ar.Fatores que garantem um rendimento de energia entre 10 e 15% acima da média.

Os painéis foram instalados sem fundações de concreto para que não destruíssem a grama. A intenção é que, após duas décadas, caso os painéis solares sejam removidos, uma enorme área de pastagem saudável esteja presente.

Essa é a maior usina solar francesa. Les Mées cobre uma área de 200 hectares que abrigam 112.000 módulos fotovoltaicos. Nela são gerados 100 MW de energia limpa, o suficiente para abastecer 12.000 casas francesas.

Planta Solar 20 (PS20)

A PS20 produz eletricidade através do calor gerado pelo reflexo de grandes espelhos móveis. Fonte: Oca Energia

A Planta Solar 20 (PS20) é uma das mais belas usinas solares pelo mundo. A fazenda fica em Sanlúcar la Mayor, cidade próxima a Sevilha, na Espanha. Essa foi a maior usina CSP mais potente do planeta até o ano de 2014.

Uma torre de 165 metros de altura produz eletricidade através do calor gerado pelo reflexo de 1.255 grandes espelhos móveis chamados heliostatos. Cada heliostato possui uma superfície de 120 m². Esse processo produz vapor que é convertido em eletricidade por um gerador de turbina.

A torre de energia solar de 20 MW fica ao lado da usina PS10. Juntas, são capazes de produzir 30 MW. A PS20 está instalada em um terreno de 85 hectares e sua produção é capaz de abastecer 10.000 lares.

Kyocera Floating Solar Plant

A Kyocera Floating Solar Plant é a maior usina solar flutuante do mundo. Fonte: Popular Mechanics

A Kyocera Floating Solar Plant localiza-se no reservatório da represa de Yakamura, em Ichihara, província de Chiba, no Japão. Trata-se da maior usina solar flutuante do mundo, inaugurada em 2018.

Sua área de superfície é de 180.000 m², o que corresponde a quase 18 hectares. No reservatório foram instalados 50.904 módulos solares da Kyocera para gerar uma estimativa de 16.170 MWh por ano. Essa eletricidade é suficiente para alimentar aproximadamente 4.970 residências japonesas típicas.

Toda a energia gerada é vendida para a TEPCO Energy Partner, Incorporated. O projeto foi originalmente iniciado pela Agência de Empresas Públicas da Prefeitura de Chiba, em busca de empresas que ajudassem a reduzir sua carga sobre o meio ambiente.

A Kyocera TCL agora tem um portfólio de 61 usinas solares no Japão desde a sua fundação em 2012. A empresa já instalou um total de 7 usinas fotovoltaicas flutuantes em todo o país.

Fazenda solar da Disney

A fazenda solar da Disney tem o formato da cabeça do Mickey Mouse. Fonte: Hypower Inc.

A Disney, que dispensa qualquer apresentação, possui um projeto muito claro voltado à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. A empresa possui uma imensa usina fotovoltaica nos arredores do parque Animal Kingdom, na Florida, com 500.000 painéis solares com capacidade de gerar 50 MW de energia.

Mas é uma usina menor, situada na saída leste da World Drive, próximo ao parque Epcot, que se destaca como uma das mais incríveis usinas solares pelo mundo. Inaugurada em 2016, o empreendimento possui o formato da cabeça de seu personagem mais icônico: o Mickey Mouse.

O local possui 9 hectares que abrigam 48.000 placas fotovoltaicas que geram 5 MW. Essa quantidade de energia elétrica produzida é suficiente para abastecer 1.000 residências.

Topaz Solar Farm

A Topaz Solar Farm é composta por 9 milhões de painéis fotovoltaicos. Fonte: Gigaom

A Topaz Solar Farm foi construída nos Estados Unidos, mais precisamente na região da Planície de Carrizo, estado da Califórnia. A escolha para a instalação da usina levou em consideração locais potenciais na Califórnia com disponibilidade de recursos solares.

A fazenda está em um terreno de 1.400 hectares e é composta por 9 milhões de painéis fotovoltaicos de telureto de cádmio de película fina.

Sua imensidão pode ser vista do espaço, já que a instalação tem cerca de um terço do tamanho da ilha de Manhattan, ou o equivalente a 4.600 campos de futebol. Por conta disso, ela é classificada como uma das maiores usinas solares do mundo.

A fazenda solar produz 550 MW de eletricidade, quantidade suficiente para abastecer 160.000 casas californianas. Além de reduzir em quase 400.000 toneladas as emissões anuais de dióxido de carbono na atmosfera, o que equivale a tirar 77.000 veículos de circulação.

As 6 maiores usinas solares do mundo

Depois de conhecer as usinas solares pelo mundo tidas como as mais sensacionais e curiosas, chegou a hora de explorar as maiores fazendas do globo.

Solar Star

Uma das maiores usinas solares do mundo, a Solar Star tem alcance de 579 MW. Fonte: ShareAmerica

A Solar Star está situada em Rosamond, estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Trata-se de um projeto que se divide em duas partes distintas: Solar Star 1 e Solar Star 2.

Ao todo, mais de 1,7 milhão de painéis fotovoltaicos de silício monocristalino SunPower estão instalados no solo. A usina ocupa uma área no deserto de aproximadamente 13 km², o que equivale a 1.300 hectares.

O imenso parque solar californiano tem alcance de 579 MW e fornece eletricidade para aproximadamente 255.000 residências. Essa quantia também é suficiente para evitar o lançamento de cerca de 570.000 toneladas de dióxido de carbono por ano, o que corresponde a retirar em torno de 108.000 carros das ruas nesse mesmo período.

O projeto criou cerca de 650 empregos ao longo de três anos e gerou milhões de dólares para a economia local.

Desert Sunlight Solar Farm

A Desert Sunlight Solar possui em torno de de 8,8 milhões de placas fotovoltaicas. Fonte: Farm Energy Vulture

O estado da Califórnia é o lugar perfeito para acomodar grandes usinas solares nos Estados Unidos. Assim acontece também com a Desert Sunlight Solar Farm, que fica no deserto de Mojave.

A fazenda solar usa por volta de 8,8 milhões de placas fotovoltaicas de telureto de cádmio fabricados pela norte-americana First Solar. Sua capacidade de geração de energia é semelhante a Topaz Solar Farm, ou seja, 550MW.

A Desert Sunlight Solar Farm fornece energia suficiente para atender às necessidades de cerca de 160.000 residências californianas.

No geral, 300.000 toneladas de dióxido de carbono são evitadas de serem lançadas na atmosfera por ano. O que condiz com a retirada de aproximadamente 60.000 carros das ruas.

Foram gerados algo como 440 trabalhos de construção ao longo de um período de 26 meses na usina.

Longyangxia Hydro-Solar

A chinesa A Longyangxia Hydro-Solar tem capacidade de geração de 850 MW de energia limpa. Fonte: Planet Labs

A Longyangxia Hydro-Solar é uma das maiores usinas solares do mundo e está localizada no condado de Gonghe, província de Qinghai, na China.

Após a conclusão da segunda fase do projeto chinês, em 2017, o parque solar passou a contar com 27 km² de extensão e cerca de 4 milhões de módulos fotovoltaicos. Sua capacidade de geração de energia limpa é de 850 MW, que pode abastecer até 200.000 residências.

A primeira fase da usina, entregue em 2013, contava com uma estação solar fotovoltaica com capacidade nominal de 320 MW que cobria um total de 9 km².

A estação de energia solar é integrada à uma usina hidrelétrica. A intenção é regular automaticamente a produção para equilibrar a geração variável da energia solar antes de despachar energia para a rede. Isso limita os problemas ligados à geração solar variável enquanto ajuda a conservar a água.

Copper Mountain Solar Facility

A Copper Mountain Solar Facilit faz parte de um projeto dividido em quatro fases. Fonte: Reno Gazette-Journal

A Copper Mountain Solar Facility fica a 64 km de Las Vegas, nos Estados Unidos, e é um projeto que possui quatro fases. A primeira parte foi entregue em 2010 com geração de somente 58 MW de eletricidade.

A fase dois entregou 150 MW, em que 92 MW entrou em operação em 2013 e o restante, 58 MW, foi concluído em 2015. No mesmo ano, a terceira fase foi finalizada com mais 250 MW. A última parte do projeto foi finalizada com 94 MW.

Ao final de todo o planejamento, chegou-se a marca de 552 MW gerados a partir um total de quase 9 milhões de painéis fotovoltaicos de telureto de cádmio fabricados pela First Solar.

No entanto, uma quinta fase está em vias de aprovação e visa oferecer mais 250 MW de energia. O terreno ocupado com a fazenda solar por enquanto é de 16.2 Km², o que equivale a 1.600 hectares.

Cestas Solar Farm

A francesa Cestas Solar Farm tem capacidade de gerar 300 MW de energia elétrica. Fonte: Twitter

A Cestas Solar Farm, que está localizada perto da cidade de Bordeaux, na França, surge como uma das principais usinas solares da Europa em importância e tamanho.

O projeto, concluído em 2015, ocupa uma planta de 250 hectares, que cobre 2.5 Km². Sua capacidade é de 300 MW, que possibilita o fornecimento de energia para 300.000 residências.

Ao todo, 983.500 painéis fotovoltaicos estão instalados na usina montados em 16.500 suportes. Cerca de 5.000 km de cabos elétricos aéreos e subterrâneos são utilizados para transportar eletricidade fotovoltaica para a rede.

Kamuthi Solar Power Station

Kamuthi, na Índia, possui 2,5 milhões de painéis solares e produz 648 MW. Fonte: EcoWatch

Uma das seis maiores usinas solares do mundo está localizada em Kamuthi, no estado de Tamil Nadu, na Índia. A planta onde se encontra a Kamuthi Solar Power Station cobre uma área de 1.000 hectares, o que corresponde a 10 m².

O local comporta 2,5 milhões de painéis solares. Além de 380.000 fundações, 27.000 metros de estruturas, 576 inversores, 154 transformadores e quase 6.000 km de cabos

A capacidade total de geração de energia no parque solar indiano é de 648 MW. A estimativa é que Kamuthi tenha energia suficiente para ser distribuída a 750 mil pessoas. Por enquanto, ela abastece 260.000 casas através de energia totalmente renovável.

O projeto foi concluído em 2016. Cerca de 8.500 trabalhadores instalaram uma média de 11 MW de capacidade por dia para concluir o projeto dentro de 8 meses. Como curiosidade, a planta é limpa todos os dias por um sistema robótico, que é carregado pelos seus próprios painéis solares.

E se você conhece outras usinas solares pelo mundo que sejam incríveis, compartilhe com a gente seus comentários. Ajude a deixar esse artigo ainda mais completo. E continue a acompanhar nossas postagens sobre energia solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *